Este blog foi criado com a exclusividade de informar às pessoas que não conhecem sobre a linda profissão de um(a) FONOAUDIÓLOGO (A) e todos os campos em que ela atua...



SEJAM BEM- VINDOS!

sábado, 31 de julho de 2010

Legenda para quem não ouve,mas se emociona!




Este site: www.legendanacional.com.br, é parte da campanha pela legenda em filmes
nacionais para acesso dos deficientes auditivos a esses produtos culturais. Quem é deficiente auditivo não entende os filmes brasileiros e os desenhos animados, pois não os escuta completamente e eles não têm legenda.
A iniciativa é importante pois essa campanha é rara no Brasil, devido à falta de consciência sobre a questão do direito ao lazer para todos. As pessoas ficaram sabendo e comentaram que nunca tinham parado para pensar nesse problema. É natural, para elas que ouvem, que o filme brasileiro não precise ter legenda em português. Por isso, as pessoas estão cada vez mais interessadas em apoiar esse movimento.
No site, existe um abaixo assinado, iniciativa que vem ao encontro do objetivo de todos os que estãos engajados na Campanha "Legenda para quem não ouve mais se emociona": garantir o acesso à produção cultural aos deficientes auditivos por meio da legenda".

*A campanha até o presente momento tem o total de 17247 assinaturas.

*A campanha tem o apoio nacional de deficientes, profissionais da mídia, insituições de apoio ao deficiente auditivo e de profissionais da área e muitos simpatizantes da causa.

Site: www.legendanacional.com.br Abraços Mary

domingo, 18 de julho de 2010

Troca de letras parecidas


Uma das trocas que pode ocorrer na criança, principalmente durante o processo de alfabetização, é a troca de letras parecidas na escrita.

Como o próprio nome já diz, consiste nas trocas de letras com o traçado visualmente semelhante.

Na alfabetização, com o aprendizado de muitas letras e seus sons, estas trocas podem aparecer com uma frequencia maior, mas tendem a desaparecer logo. Para se ter uma idéia, a partir da 1a Série/ 2o Ano, essa característica é cada vez mais rara, com uma incidência menor que 1% (segundo Zorzi, 1998) em relação a outros erros ortográficos.
Por isso, quando tais trocas persistirem na escrita da criança , é o caso de uma avaliação mais detalhada. Além disso, se esta troca estiver presente também na leitura, há uma dificuldade ainda maior.
Em casos de Dislexia, é comum aparecerem as trocas de letras parecidas, tanto na escrita quanto na leitura.

As confusões mais comuns envolvem os grupos abaixo:

f t
p q b d
m n
n h
c o
o a (letra script)
e c
i j
n r
v u
t l
b h
Dígrafos: ch lh nh

Portanto,fiquem atentos se há casos de dislexia na família.Abraços Mary