
O que é?
A Síndrome de Down é uma alteração genética resultante de uma anomalia da estrutura do cromossomo 21. Ela tem como conseqüência um atraso das funções mentais e motoras do corpo (redução do tônus muscular).
Alterações Fonoaudiológicas
As crianças com Síndrome de Down, frequentemente apresentam atraso de fala e de linguagem. Como a aquisição de desenvolvimento da linguagem é um processo complexo, essas crianças geralmente adquirem a linguagem mais tarde, por volta dos quatro anos. Também apresentam alterações de fala (trocas, omissões e substituições dos fonemas) e, por conta disso, maior dificuldade de expressão do que de compreensão. Porém esses aspectos são variáveis no desenvolvimento de cada criança.
Por ser uma anomalia cromossômica, na Síndrome de Down ocorre redução do tônus dos lábios, das bochechas e da língua, esta permanece protuída e, consequentemente, ocorre falta de controle motor dos órgãos responsáveis pela articulação. O palato (“céu da boca”), na maioria das vezes, é alto e os lábios encontram-se entreabertos, o que pode ocasionar a respiração oral.
Tratamento Fonoaudiológico
As crianças com Síndrome de Down devem se beneficiar da terapia fonoaudiológica.
O fonoaudiólogo trabalhará com o desenvolvimento do sistema estomatognático e da fala, adequando os órgãos da fala e as funções afetadas (mastigação, deglutição e respiração). Também terá por objetivo desenvolver a linguagem, orientando pais e professores sobre esse processo, já que o seu desenvolvimento se dá a partir da interação da criança com o meio em que ela vive. Por fim, irá orientar a família quanto às possibilidades de desenvolvimento de seus filhos.

Para conhecer um pouco mais sobre Síndrome de Down:
http://www.portalsindromededown.com/
Sempre disse uma coisa sobre a genética, ela é uma LOTERIA. Mas acho que estou errada. NADA é por acaso. Quando uma criança nasce com um problema pelo qual não irá nunca mais ter cura, há embutida nela uma necessidade de fé. E isso os pais de crianças “especiais” tem muito. É difícil explicar ou demonstrar o que vai à cabeça desses, mas uma coisa aprendi: Deus só permite que isso aconteça em lares com crianças que irão receber muito amor e dedicação. Exceções existem, mas Deus sempre mostra uma forma para que essas exceções voltem a virar regras.
Beijos, Debinha!
=]
"Ser Down, Turner, Klinefelter, Edwards, Patau, Talassemico, Falciforme…nada disso é pior do que ser DISCRIMINADO."