Este blog foi criado com a exclusividade de informar às pessoas que não conhecem sobre a linda profissão de um(a) FONOAUDIÓLOGO (A) e todos os campos em que ela atua...



SEJAM BEM- VINDOS!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Tratamento fonoaudiológico nas fissuras labiopalatinas

Durante os primeiros meses de gravidez de todos os bebês, as áreas do rosto (face) se desenvolvem separadamente e depois se unem para formar os lábios, o céu da boca (palato) e outras partes do rosto. Em alguns bebês estas partes não se unem adequadamente e ocorre a fissura, que pode atingir o lábio, o céu da boca ou outras partes do rosto. A fissura, ou fenda, é, portanto, uma abertura em uma estrutura que normalmente deveria estar fechada.
As fissuras labiopalatinas são alterações na formação do bebê mais comuns na espécie humana, e às vezes podem estar associadas a síndromes.

A presença de fissura labiopalatina pode trazer problemas psicossociais, auditivos, da alimentação e distúrbios de fala. Para que haja um bom desenvolvimento das crianças que nascem com essa anomalia é necessário um longo acompanhamento com cirurgiões plásticos, otorrinolaringologistas, ortodontistas e fonoaudiólogos, dentre outros profissionais.

Podemos estimular o desenvolvimento da audição, fala e linguagem do bebê desde antes do nascimento. Temos que conversar sempre com os bebês aproveitando todas as situações de vida diária como, por exemplo, o banho, a alimentação, o vestir, etc. Em todos estes momentos, devemos contar para a criança o que está acontecendo e o que a criança está fazendo.

Outra forma de estimular a criança é participar das atividades dela: ler livros infantis, assistir a seus desenhos favoritos junto com ela, e então, pedir que ela conte o que viu e o que aconteceu na história. O fonoaudiólogo é o profissional que pode orientar os pais e cuidadores quanto às atitudes que favorecem a aquisição e o desenvolvimento da fala, da audição e da linguagem.
Beijos Mary